quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Manchete 4


O lanche oriental

Temakerias são autênticas lanchonetes nipônicas – com opções de sabores para todo mundo


Artigo de opinião:


       A cada dia que passa nos deparamos com um maior número de amadores da culinária japonesa.Muitas pessoas admitem não gostar pelo falo de a maioria dos pratos serem exóticos,mas a questão é que são muito mais saudáveis do que qualquer outro tipo de culinária.Na cozinha japonesa encontramos uma variedade enorme de vegetais,sushi,sashimi,gohan e um alimento muito conhecido da culinária japonesa é o temaki que pode ser caracterizado como lanche japonês.


Manchete 3


A arte da culinária entra na univeridade

Cursos em instituições londrinenses confirmam o desenvolvimento da cidade na área gastronômica. E há espaço para progredir




Artigo de opinião:

  • Londrina vem mostrando um bom desenvolvimento em gastronomia, isso não se dá somente pelos bons restaurantes mas também porque duas universidades particulares já possuem curso superior na área.
  • A Unopar oferece o curso sequencial de gestão em gastronomia e alimentos, enquanto a Unifil está em sua primeira turma do curso tecnológico.
  • A cidade de Londrina tem uma vocação especial para gastronomia pois há um bom mercado. O público aprecia desde churrascarias até restaurantes orientais.



Manchete 2






Cozinha cosmopolita com sabor local


Marcello Sokolowski, chef e sociólogo, é um pesquisador da multiplicidade da gastronomia londrinense
Artigo de opinião:

Londrina tem uma grande variedade na gastronomia. É muito parecida com São Paulo nesse quesito pois as duas possuem uma cozinha cosmopolita e plural.
Essas características refletem da vinda de imigrantes de várias partes do mundo para a região.
Uma barreira para Londrina não ter um prato típico foi a forma de colonização.

Manchete 1


Laboratório francês cria aparelho que permite inalar sobremesas

Máquina transforma doces, inicialmente líquidos, em vapor que pode ser aspirado com canudo.

Artigo de opinião:
       Le Whaf é o nome da nova máquina criada no final de 2009 pelo professor Harvard David  Edwards e um de seus objetivos é evitar a ingestão de calorias.O Whaf apresenta um formato redondo de vidro com uma torneira,como um filtro de água.
       No princípio sua função era restrita apenas para três de coquetéis,mas com a sua evolução passou a incluir sobremesas.Pelas precisões ditas no texto,penso que o desenvolvimento esteja no caminho correto.A máquina transforma doces em vapores que podem ser aspirados para portanto melhorar a nossa alimentação deixando-a mais saudável.